Total de visualizações de página

13 de março de 2011

O CONSELHO MUNICIPAL DE CU LTURA parte1

O  Conselho Municipal de Cultura foi instituído para dar embasamento nas decisões e deliberações a respeito dos  modus: operandi e fazendi dos gestores e produtores culturais... no ano retrasado pela primeira vez foram eleitos membros por voto direto durante a  4ª.Conferência Municipal de Cultura...conseguimos eleger e colocar entre os membros do referido conselho três dos “nossos” Quando digo nossos  é por que eram pessoas do meio artístico, simpatizantes com a mesma linha de pensamento até então tida como “diretriz”consensuada e convencionada pelos participantes do Movimento  Coletivo Multi-Cultural Nosso Inverno, que foi deflagrado por ter sido adiado o famoso FITUB e  convertido de evento anual em um evento bianual...foram feitos protestos ...após terem empossado uma senhora sem o mínimo de discernimento cultural e bons modos  declarada abertamente como uma decisão política  a sua nomenclatura para o cargo de Presidente da FCB...durante uma sabatina entre a Presidente nomeada e a classe artística pensante e produtiva e outros interessados na pasta juntamente com os funcionários que estavam chegando e os que lá estavam desde a outra gestão alguns de carreira e outros nomeados...Chovia durante a sabatina ...no meio de nós  lá no auditório Carlos Jardim e a D. Marlene falou que a primeira coisa que faria seria consertar o telhado ...até hoje chove  mais ainda...eu era estagiário do MAB haja vista estar cursando Design na Furb, fui para o Mab por intermédio da Rafaela Bell enquanto Diretora do Museu, catalogamos  fotografamos  e fizemos  o cruzamento dos dados de todas as obras que constavam no rol do Museu, resgatamos obras que estavam extraviadas lá pela PMB em departamentos e salas de atendimento da prefeitura(estas obras pertenciam ao museu)portanto as trouxemos de volta ...Isto foi em 2008 durante o ano todo trabalhamos nisto direto eu  Mikael e mais três estagiárias além de outros colaboradores.Fizemos um trabalho digno de louvor mas até hoje o referido catálogo nunca foi impresso. O Conselho Municipal de Cultura foi eleito com a finalidade de ser DELIBERATIVO E PARITÁRIO paritário quer dizer que tem seis “deles” e seis “nossos”  seis eleitos da sociedade civil e seis de órgãos e ou autarquias relacionados ou aficcionados à Cultura! O CMC é uma farsa haja vista nunca ter sido oficializado e nem ao menos se reunido com os legisladores para lhes outorgar os devidos direitos e deveres instituídos pelo estatuto e anais da Conferência Municipal de Cultura.
Este mesmo Conselho que tinha sido eleito nunca foi recebido pelos nobres edis
Depois vou postar o e-mail referente aos anais da CMCblu e da minuta referente aos anseios e deliberações da 5ª. CMCblu Na real a quinta CMC foi um grande faz de conta assim como quase tudo nesta cidade provínciana e dissimulada de cidade turística com falsos enxaimeis...O CMC apóia e faz coro aos anseios da presidente sendo conivente com todos os desmandos que a atual administração se permite  e faz acontecer...enfim não passa de uma vaquinha de presépio...Coisas do FAZ DE CONTA! Este mesmo Conselho referendou o salão Elke de 2009 e premiou o cônjuge de  um membro do CMC alem de selecionar este mesmo membro  entre os 20 selecionados do salão... Salão este que teve  um entrevero para que os críticos e artistas premiados pudessem receber seus devidos prêmios em espécie e no caso dos críticos os honorários,depois de passeata aglomero bate-boca panelaço  protestos e um berreiro generalizado pois não queriam pagar de jeito nenhum colocando empecilhos em tudo
Resolveram fazer uma reunião e apresentar planilhas  argumentos aos interessados...etc e tals ...Quando os papéis por eles apresentados chegaram às minhas mãos  observei que o dinheiro estava  depositado desde dezembro do ano anterior e que eles estavam fazendo corpo mole pra pagar para poderem ficar com OS JUROS que rendiam + ou - R$ 1.270,00 mensais...
Fiquei possesso e xinguei-os TODOS de TUDO falei que deviam era ter VERGONHA NA CARA
A então presidente do Conselho  junto com membros eleitos por nós para defenderem nossos interesses...escudou a presidente falcatrua com unhas e dentes parecia uma creche com os monitores a ditar como seria o embate e que coisas poderiamos perguntar e quando devíamos nos manifestar ...a subserviência era explícita e desavergonhada; Planilhas e mentiras foram apresentadas...! Enfim uma via de mão única! Passado este imbróglio ...passa o tempo ,cai o prédio onde estavam  instalados  entre outros serviços, a escolinha de Artes Monteiro Lobato deixando 250 crianças sem escola e os pais loucos por não terem onde colocar suas crianças, a Escolinha chegou a apresentar trabalhos de seus alunos na Suíça...isso nunca foi levado em consideração... deixaram o prédio ruir com o pretexto de construírem uma nova ala para a administração ...enquanto chovia lá no auditório Carlos Jardim...Agora... andam “captando”dinheiro para construir a referida  sede para a administração...quem me garante... a lisura desta atividade?
Agora o CMCBlu vai referendar outra edição do Salão Elke para nova falcatrua haja vista ano que vem termos eleições municipais e a atual presidente não esconde de ninguém seus anseios de ser uma vereadora efetiva pois já provou o gosto do poder sendo suplente de vereador . E é claro exercendo a presidencia da FCB tal qual um déspota... embriagada pelo poder!
Continua no próximo capítulo...\o/

7 comentários:

  1. clóvis, de prima meus parabéns pelo blog. é bom saber que há um novo e diferente espaço para discutir e trocar.
    te agradeço por publicar e compartilhar aquilo que normalmente fica só no zumzumzum da galera, a exemplo dessa 'bendita' premiação do salão elke.
    quanto desgaste teríamos sido poupados se eu e a ali tivéssemos ficado de fora, isso sim teria sido um prêmio!
    fora todas questões burrocráticas e de erros no edital que nos fizeram perder tempo e paciência,
    quero pontuar esta questão da premiação minha e da aline.

    primeiro que, quando nos inscrevemos no salão, ela não era conselheira. nos inscrevemos no salão em agosto de 2009, que deveria ter abertura em novembro do mesmo ano. a minha cônjuge só tomou a posse em janeiro de 2010, mas esse detalhe é só nós que sabemos, até então, assim como também de que, no edital, não há nada que nos impeça:
    ''Art. 26 – É vedada a participação de funcionários efetivos, comissionados,
    contratados e estagiários da Fundação Cultural de Blumenau; membros das Comissões de
    Seleção e de Julgamento, bem como aos curadores de salas especiais''

    Outra coisa que vc esqueceu de mencionar e que sempre ouvimos daqui e dali é sobre ''aquele estagiário do Mab que foi premiado enquanto trabalhava para o museu naquela época''... quem recebe premia$$ão sempre será alvo.

    Aproveito para esclarecer também - já que estou no conselho do Museu hoje - sobre o salão para este ano.
    Como em todas as edições anteriores, ele acontece bienal e em anos ímpares. Devido ao fato do 9º salão ter sido adiado do ano retrasado para o ano passado, não justifica que ele agora só aconteça ano que vem e em anos pares... e ainda: o que garante que o salão deste ano não seja jogado para 2012 também? aproveito já para divulgar que neste ano, se o salão acontecer, terá novidades, como por exemplo, 20 selecionados com premiação equalitária. 1º 2º e 3º agora só nas olimpíadas.
    é o conselho do mab, eleito na conferência pela sociedade civil (pela primeira vez na história - que bom que finalmente agora os conselhos agora são abertos a participação da classe artística) que está botando gás para que as coisas aconteçam, trabalho voluntário, perdento tempo e suor, se ausentando do trabalho, porque eu sou um dos que acredita em algo, assim como voce acredita em algo com esse blog aqui agora. e viva a dialética.

    abraço,
    ch.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Ch
    Quando da edição do salão em que fui selecionado e premiado em 2’ lugar...eu não estava trabalhando no MAB...prestava serviços à Rafaella como freelance na montagem das exposições e como tal(igualzinho a vcs) isento das cláusulas pertinentes ao referido...me inscrevi como havia feito em anos anteriores e no máximo,esperava pelo menos ser classificado para poder mostrar meu trabalho...fui surpreendido com a premiação e fiquei muiiito feliz ...estou aqui antecipando um texto que eu colocaria mais à frente no blog não vejo nenhum demérito nisso(ainda não ter escrito sobre isso) O ser,estar estagiário só se efetivou após a saída não oficial da Rafa Bell que tinha seus problemas particulares e incompatíveis com a administração que foi empossada após a saída da Marion Bubeck da FCB...Como eu havia prestado serviços na montagem de muitas exposições e tinha um bom trato com os artistas e via o MAB definhando sem ninguém segurar as rédeas fui pra lá trabalhar e trabalhei 58 dias sem remuneração haja vista eu não querer ser efetivado como estagiário por causa da situação que envolve os mesmos(não ter registro nem direitos vigentes na legislação)dai depois disso o Yuri(administrativo na época) me convenceu da ilegalidade(mas necessidade) de minha permanência na atividade sendo então efetivado com um salario de estagiário que era algo em torno de 260 pilas... uma fortuna...Bom foi graças a intervenção do Mikael (estagiário de alta competencia e dedicação) que por ali permaneci e sempre me mostrei alheio às normas e diretrizes estabelecidas para ao meu ver fazer funcionar o MAB e as exposições que ocorriam em LARGA ESCALA abríamos CINCO exposições todos os meses Blumenhell NUNCA viu tanta coisa boa nesse intervalo de tempo...não havia bairrismo nem conduzíamos este ou aquele... éramos a democracia na acepção da palavra!Conseguiamos veículos e buscavamos as obras dos artistas em casa entregavamos as mesmas após as exposições...até em floripa...rio do sul... timbó... fomos buscar material sempre tratei com os artistas da maneira como queria ser tratado...(continua...)

    ResponderExcluir
  3. ...E o fato do MAB ter um conselho(voluntário) que descaracterizou todo o edital e que pensa ser o supra sumo da bagaça...vejo só uma coisa nisso aí ...a proximidade de vossas pessoas junto ao poder estabelecido para com esta proximidade e conluio poderem estar ali mamando nas tetas por que pelo que vejo estar por ali não vai impedi-los de apresentarem propostas e se servirem de conchavos e coisas do genero...Quando a presidente incompetente foi empossada tu e outros artistas fizeram um auê coisa e tals rosnaram espernearam que eu me identifiquei com o movimento destes artistas que assumiam sua identidade que era a de protestar e reinvindicar melhorias para a classe...PURA ILUSÃO MAIS UMA DESSES FAZ DE CONTA QUE SÃO UMA FALÁCIA como tantos outros por aqui nesta provinciazinha...Faziam protesto e a agencia de vcs prestando serviços para a FCB quer dizer..ÉTICA nenhuma...REPUDIO VOSSO PROCEDIMENTO E POSICIONAMENTO seus e de TODOS que junto com o presidente do CMC e que dirige outro órgão que se aproveita dos regionais se promove e faz quando faz faz meia boca sem respeitar padrões de comportamento saudáveis ao meio produzindo material gráfico sem ética discernimento e sem vergonha nenhuma na cara pra ele isso é um pequenique festivo ...privatizaram as atividades artísticas desta cidade infernal...Unidos vcs estão MONOPOLIZANDO as atividades relacionadas às Artes nessa cidade-província e minando de todas as formas através de apadrinhamentos a efervecescencia prolifica da arte no municipio...Eu perco qualquer respeito por pessoas sem ética e que subestimam a inteligencia alheia...eu estou de olho em vocês em todos...sei quem são e o que querem e te digo mais MINHA DIALÉTICA é PUNK eu faço do meu jeito...portanto comportem-se e ajam com tato... muiiito tato por que eu não tenho nada a perder...jogo merda no ventilador e tá acabado...Estou de olho e te digo mais quando falo em postar coisas que vão abalar esta provincia...vou sim posso sim ninguém manda em mim...hueheuheuh
    Há braços...?
    Não não há
    existem aproveitadores de conchavo e pronto!

    ResponderExcluir
  4. Ahhh esqueci de comentar...eu tambem fui eleito para o conselho do MAB e nunca fui à nenhuma reunião pois sabia com que finalidade me aceitaram e me queriam ali...não compactuo com esta adminstração...NÃO RECONHEÇO O CONSELHO MUNICIPAL DE CUltura como íntegro e deliberativo considero ele uma vaca de presépio e quanto ao conselho do MAB
    primeiro façam o dever de casa IMPRIMINDO O CATÁLOGO DO ACERVO que tem seu material pronto há mais de três anos...um conselho sem responsabilidades e ética não merece ter visibilidade nem ser aprovado nem reconhecido mesmo que eleito democraticamente(...)?
    Só fui eleito por que me falaram que tinha tres vagas e só duas pessoas se candidataram daí...(!)fui-me elegido!

    ResponderExcluir
  5. Vim comentar pois fomos desafiados no Facebook a sê-lo...
    Porém confesso que me perdi no texto, comentários e réplicas, pois não vivi o ocorrido e por isso não posso comentar sobre...
    Me perdi pois não sei de quem vcs estão falando, apenas alguns nomes são citados...

    O único comentário que gostaria de fazer, pois presenciei o ocorrido como membro da APP, é sobre a lamentável extinção de Escolinha de Artes Monteiro Lobato, após 34 anos de existência...

    O resto acredito que cada um terá sua verdade!

    Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  6. um baita balaço... me acertou em cheio no peito, de abrir uma grande rosa. estou indo.

    ResponderExcluir